quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tapa-buraco // Secretaria garante qualidade de asfalto

Após quase dois anos tendo que suportar os transtornos causados pelos buracos espalhados pelas avenidas e ruas nas diversas regiões da cidade, os motoristas e pedestres começaram a ver, desde segunda-feira, uma operação ampla de reparo nas vias, realizada pela Prefeitura de Natal. A ação vai alcançar as quatro regiões administrativas da cidade, principalmente as avenidas de maior movimento e o centro comercial da Cidade Alta e Alecrim. A população diz estar satisfeita com o remendo no asfalto, mas desconfia, por outro lado, da qualidade do material que está sendo aplicado. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura garante, no entanto, a qualidade do asfalto usado.

Na rua São João de Deus, no bairro das Rocas, a reportagem do Diário de Natal presenciou uma equipe de trabalhadores tapando os buracos do Canto do Mangue. Os comerciantes do local, pararam para ver o que pensavam já não ter mais solução. Um dos proprietários de quiosque, Carlos Alberto de Oliveira, disse que já viu muitos acidentesem frente ao seu estabelecimento. Apesar de estar feliz com a ação da Prefeitura, ele faz ressalvas sobre a qualidade do asfalto: "Pode até prestar, mas a aparência não é boa, é meio bufento e esfarelado, temo que, na primeira chuva forte, ele escorra pelo ralo", disse o comerciante.

Ouvido pela reportagem sobre a qualidade do asfalto aplicado nas ruas, o diretor de Obras da Semopi, Caio Pascoal, disse que não admite se questionar o material usado porque se trata de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o melhor tipo de massa asfáltica, utilizado pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e DNIT tanto em tapa-buracos quanto em capeamento. Ele disse que a estética não deve ser levada em consideração, porque não é recapeamento, mas apenas um remendo em asfalto antigo.

Segundo Caio Pascoal, o investimento da operação em toda cidade será de cerca de R$ 35 mil por dia devendo chegar ao final das obras, previsto para meados de agosto, em até R$ 5 milhões.

Nenhum comentário: