Queda do dólar, custos maiores, falta de
divulgação. Problemas que afetam o turismo potiguar na baixa estação
Alex Costa // alexcosta.rn@dabr.com.br
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O Rio Grande do Norte e o Nordeste brasileiro como um todo estão perdendo espaço para destinos turísticos internacionais, como o Caribe. A constatação vem de representantes do setor no estado. Além da queda do dólar frente ao real, a falta de propaganda do RN como destino para os consumidores finais são um dos fatores que explicam a pouca procura pelo estado, no que já considerado o pior mês de junho para o turismo potiguar.
![]() Cartão postal vazio: destinos internacionais têm levado nossos turistas Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press |
Ir para o exterior está se tornando cada vez mais fácil e vantajoso.Além de representar o maior índice de procura em época de baixa estação no hemisfério sul, as terras dos mares do Caribe vêm oferecendo melhores condições fiscais, sem contar com o trabalho forte na mídia internacional no que se refere à propaganda de estímulo para conhecer estas regiões tidas como paradisíacas, o que as torna altamente convidativas.
Em conformidade com as palavras do titular da Setur, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Habib Chalita, afirmou que fatores conjunturais como a desvalorização do dólar, mudanças climáticas e surgimento de novos destinos contribuem para esse desinteresse do consumidor final em vir para Natal "O dólar baixo facilita a ida de brasileiros para destinos internacionais que têm pacotes bem atrativos e de baixo custo. Outro fator preponderante é a alta carga tributária no Brasil, que aumenta o custo para o consumidor final. Esses fatores devem ser considerados sempre".
Entretanto, Habib Chalita não deixou de citar também que a falta deplanejamento e de divulgação permanente trazem como resultado dessa equação a queda certa no número de turistas. "É isso que está acontecendo com Natal, que ao longo dos anos não investiu em uma política agressiva para manutenção dos mercados emissivos e tampouco para atrair novas demandas", frisou. "Temos de ir muito além da participação em feiras e realização de road shows e press trip", completou.
A posição vai de encontro a avaliação realizada por Ramzi Elali. "O nosso trabalho de divulgação de Natal como destino turístico foi bem realizado. Inúmeras feiras e workshops contaram com a presença de stands da nossa cidade em diversas regiões do Brasil e do Mundo", relatou o secretário de turismo.
A proposta da ABIH-RN é de que o governo do estado organize um plano macro que inclua promoção para o consumidor final e ações mais contundentes para atrair estes novos mercados. "Infelizmente não há mais tempo hábil para traçar uma estratégia que reverta as estatísticas apontadas para esse mês de julho. Vamos trabalhar para não perder mercado também para a próxima alta temporada de férias", disse Chalita.
Para ele, a receita, para qualquer destino, tem um nome: planejamento. "Vale salientar que é planejar e executar. Ao invés de o setor discutir agora o que será feito ainda em 2011 para atrair turistas para a próxima temporada, já deveríamos ter em mãos todo o plano de ações do ano seguinte. Isso precisa mudar com urgência", finalizou o presidente da ABIH-RN.
Em contra-resposta, Ramzi Elali disse que já tem propostas inovadoras que terão maior continuidade no que diz respeito à divulgação direta para o consumidor final. "Estaremos nos reunindo com a governadora Rosalba Ciarlini no próximo sábado para definir essas novas estratégias e saber em que investir prioritariamente", garantiu.
A entidade, juntamente com Coohotur, Natal Convention Bureau e Sindicato de Hotéis, está viabilizando ações de promoção no Centro-Oeste e uma campanha promocional em mídia de grande circulação nacional, unindo forças para reverter o atualquadro turístico do RN.
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