sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acervo histórico do Atheneu em perigo

A tradicional escola sofre com infiltrações e problemas estruturais que ameaçam destruir seus registros
Jussara Correia // jussaracorreia.rn@dabr.com.br




Documentos tiveram de ser transferidos de uma sala para o auditório do colégio Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Salas de aula, biblioteca, secretaria e demais ambientes do Colégio Estadual Atheneu estão comprometidos pelas infiltrações, que prejudicam a estrutura física e todo o acervo da mais tradicional instituição pública de ensino do Rio Grande do Norte. Um problema que se arrasta há anos e que está, agora, preocupando ainda mais a direção da escola que contribuiu para a formação de grandes nomes da história potiguar. Na manhã de ontem, funcionários do Atheneu tiveram de remover todos os documentos que estavam no arquivo da instituição para um auditório, sob pena de perder um acervo histórico. Os gestores do colégio aguardam a reforma prometida pelo Governo do Estado.

De acordo com o vice-diretor do colégio, Bartolomeu Silva Carneiro, o problema de infiltração é antigo, mas, desde 2009, quando a atual gestão assumiu, foi solicitado ao governo uma reforma. Em 2010, representantes da Secretaria Estadual de Educação informaram que seria aberta uma licitação para executaros ajustes na escola. Mas até o momento, nada foi feito.

"Sempre que chove temos esses problemas. São as salas da direção, secretaria, salas de aula. Há duas semanas, eu e a diretora Marcelle de Lucena Noronha estivemos na Secretaria e falamos sobre o assunto. Eles garantiram que iriam providenciar a reforma, em caráter emergencial. Estamos aguardando. São problemas que colocam em risco o patrimônio da escola, os móveis, computadores e principalmente o histórico de todos os alunos", disse Bartolomeu.

Nenhum comentário: