domingo, 20 de fevereiro de 2011

O despertar de um gigante

Maior centro comercial do RN e prestes a completar 100 anos, Alecrim renasce a partir de um projeto de inovação do Sebrae/RN
Andrielle Mendes // andriellemendes.rn@dabr.com.br



"Desperta, tu que dormes". A frase soou com uma ordem e o gigante, enfim, despertou. Prestes a completar 100 anos, o maior centro comercial do Rio Grande do Norte descobriu que é um dos 100 maiores do Brasil e sozinho responde por 36% de todo ICMS arrecadado no RN. Para despertá-lo, foi preciso cutucar bastante. Tarefa cumprida por 30 agentes locais de inovação capacitados pelo Sebrae/RN.


Um dos cem maiores centros comerciais do país, Alecrim recebe 100 mil pessoas por dia e responde por 36% do ICMS do RN Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Durante dois anos, os agentes acompanharam 1.555 empresas formais localizadas no bairro. Os empreendedores mudaram fachadas, criaram marcas próprias, informatizaram as empresas, capacitaram os colaboradores, modernizaram sua gestão. As mudanças começaram de dentro para fora, como explica a gestora do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), Mabele Dutra, da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae/RN.

Na prática, os agentes locais de inovação identificavam os problemas enfrentados pela empresa e elaboravam um relatório. O levantamento era avaliado por um consultor. Depois disso, os agentes partiam em busca de quem pudesse fornecer as soluções apontadas. A adesão era gratuita e o micro ou pequeno empresário custeava apenas as soluções implementadas na empresa. Segundo Mabele, gestora do projeto, a metodologia foi criada pelo Sebrae nacional e testada no Paraná e Distrito Federal. O Rio Grande do Norte foi o terceiro estado no Brasil e primeiro no Nordeste a implantar o projeto e tornou-se referência em toda região.

Nenhum comentário: