sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aberta a temporada de estágios

Início do ano é época ideal para conseguir uma colocação no mercado, além de ser uma chance de aprendizado
Andrielle Mendes // andriellemendes.rn@dabr.com.br



Está aberta a temporada de estágios. Prepare o currículo, ensaie a entrevista no espelho, calce um tênis bem confortável e vá a luta. Segundo Vitória Fernandes, supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/RN), o início do ano é a melhor época para conseguir uma vaga no mercado. "Neste período, as empresas retomam as atividades e renovam o quadro de funcionários. Além disso, estudantes se formam e deixam as empresas, abrindo novas vagas", justifica.

O primeiro passo para quem deseja entrar no mercado de trabalho, de acordo com Vitória, é escolher a área de atuação. Se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica. Procure sites (e blogs) especializados. O estagiosrn.blogspot.com, por exemplo. Institutos como CIEE e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RN) divulgam oportunidades de estágio para estudantes cadastrados sempre que elas aparecem.

Depois de escolher a área de atuação, é hora de se cadastrar numa dessas instituições. O cadastro é gratuito e você pode acessá-lo em qualquer local. Candidatos que acessam o site diariamente têm mais chances de encontrar vagas e entrar no mercado.

Compromisso


Obter a vaga de estágio não é o único desafio. Estudante deve manter postura profissional e empenho nas tarefas Foto: Carlos Santos/DN/D.A.Pres
Porém, a luta não termina quando você consegue um estágio. Pelo contrário, só começa. Nada de chegar atrasado todos os dias, perder tempo com conversas ou se recusar a trabalhar em equipe. O site estagiarios.com traz uma série de dicas para quem deseja permanecer na empresa ao final do contrato. Envolver-se ativamente nas ações da empresa, manter um diálogo transparente com os chefes e apresentar resultados acima do esperado podem garantir uma vaga efetiva no quadro de funcionários.

O site administradores.com.br também dá dicas para os estagiários. Trabalhar em equipe, demonstrar interesse nas atividades, estar disponível para execução das tarefas e se mostrar disposto a aprender contam pontos a seu favor.

Para Vitória Fernandes, do CIEE/RN, a palavra de ordem é compromisso. O auxiliar administrativo Nilberg Alcântara, 23, é a prova disso. Depois de estagiar durante nove meses no CIEE, foi contratado. Antes, trabalhou como caixa num posto de gasolina e estagiou na Cosern. Como estagiário, procurava chegar sempre no horário e cumprir todas as funções. Começou cumprindo atividades simples até começar a entender como funciona a instituição e colaborar mais ativamente nas decisões.

Berg, como é mais conhecido, faz parte de um índice bastante positivo. Do total de jovens encaminhados para o mercado de trabalho pelo CIEE em todo o Brasil, 65% é contratado no final do estágio. Por dia, a unidade potiguar do CIEE abre cerca de 100 vagas e encaminha 30 jovens para o mercado de trabalho - 70% só para o setor de serviços. "Há empresas que ligam e oferecem 200 vagas de uma só vez", acrescenta.

Nenhum comentário: