quinta-feira, 31 de março de 2011

Valentão na briga entre os sedãs


Volkswagen lança Novo Jetta totalmente reformulado, com duas versões
Taciana Góes//Enviada Especial*
tacianagoes.pe@dabr.com.br



Mogi das Cruzes (São Paulo) - Imagine um sedã 2.0, com 200 cavalos de potência, numa grande reta, praticamente sem automóveis na pista. Dá para tornar qualquer viagem mais gostosa e até aguentar a sogra no banco do carona. A Volkswagen não economizou em mudanças na nova geração do seu sedã médio, o Jetta. O carrão é outro. Desde o visual mais independente de outros modelos da marca (nem de longe lembra o Golf) até o motor, o mesmo utilizado no Passat e Tiguan, tudo está diferente. O preço é outro atrativo, a partir de R$ 65.755 (Comfortline, mecânico).


Destaque para o som RCD510 com tela touchscreen, opcional na Comfortline Fotos: Volkswagen/Divulgação
A grande novidade é a chegada de uma segunda versão, a Highline, topo de linha, que sucede o "aposentado" Bora. Com motor turbo TSI e transmissão DSG de seis marchas, desenvolve 200 cv e torque de 28,5 kgfm. O modelo é uma verdadeira máquina na estrada, com a mesma sofisticação e esportividade da versão de entrada, a Comfortline, esta com propulsor flex de 120 cv e câmbio manual de cinco velocidadesou automático de seis. Como afirmou o gerente de Marketing da marca, Henrique Sampaio: "As duas versões têm praticamente o mesmo visual, mas o recheio é diferente".

É fácil chegar aos 140 km/h. As ultrapassagens ficam mais facéisx, principalmente na Highline, a turbinada. O consumo é razoável nesta versão: 8,7 km/l na estrada, com gasolina, segundo o computador de bordo (mesmo a montadora divulgando média de 14,8 km/l). É que este motor é uma referência do downsizing, ou seja, alta performance, baixa cilindrada e consumo reduzido. Na Comfortline, o número cai para 5,7 km/l, com etanol.

Para os ocupantes do carro projetado na Alemanha, o modelo é um dos mais confortáveis da categoria, fato afirmado pela marca e conferido durante teste drive de 208 Km nas vias de São Paulo. O espaço interno foi ampliado e agora a distância entreeixos é de 2.651 mm. Dá para relaxar à vontade.

Visualmente o carro é um show de personalidade. Seu estilo é marcado por linhas esculturais, que vão da dianteira e acompanham toda a lateral do automóvel. Quem participou da criação do modelo foi o designer brasileiro José Pavone, que trabalha na VW alemã e deu um toque todo especial para os "ombros" do automóvel. Ambas versões são bem completas.

Entre os poucos opcionais, já que o modelo é cheio de itens de série, destaque para o som RCD510 com tela touchscreen, que tem sensor de estacionamento integrado. Porém quem optar por um sistema mais sofisticado com GPS, o sistema RNS315 deve chegar às revendas em junho. Outro "extra" é o teto solar, apenas para a topo de linha, que vem equipada com airbags, ABS, ASR, EDL, rodas de liga leve 17", ar-condicionado com duas zonas, bancos em couro, etc. É, o valentão está na briga. Toyota Corolla e Honda Civic que se cuidem.

* A jornalista viajou a convite da Volkswagen

Fichas técnicas

Comfortine

l Motor 2.0
l Potência 120 cv
l Torque
l Consumo (estrada) - 5,7 km/l (gasolina/automático)

Highline

l Motor 2.0
l Potência 200 cv
l Torque de 28,5 kgfm
l Aceleração (0 a 100 km/h) - 7,3 segundos
l Velocidade máxima - 238 km/h
l Consumo (estrada): 8,7 km/l (gasolina)
l Consumo médio (estrada) - 14, 8 km/l (divulgado)

Dimensões

l Entreeixos - 2.651 mm
l Largura - 1.778 mm
l Comprimento - 4.644 mm
l Porta-malas - 510 litros

Preços:

l Comfortline (mecânico) - R$ 65.755
l Comfortline (automático) - R$ 69.900
l Highline - R$ 89.520

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