sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Semopi solicita investigação do transbordamento da lagoa do Pirangi

Secretaria de Obras Públicas emitiu nota para informar que as obras de reparos começam no próximo mês.

Por Delma Lopes
Tamanho do texto: A


A Secretaria Municipal de Obras Públicas - Semopi, emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (28), para se justificar à respeito do transbordamento da lagoa de captação do Pirangi, "o que não deveria ter acontecido" já que as chuvas deram uma trégua.

Ainda de acordo com a nota, a secretaria solicitou uma investigação no local para saber o que realmente aconteceu. Populares da área, afirmam que a bomba está quebrada.

Confira a nota na íntegra:

Parte das águas pluviais do bairro de Neópolis, é captada através de galerias e destinadas para um conjunto de lagoas: lagoa do Jiqui (MAKRO), lagoa São Miguel dos Caribes e lagoa do Pirangi.

O Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, Do município de Natal recomenda a execução de obras, com vistas a melhorias desse sistema, tais como: construção de uma adutora ligando a lagoa do Makro à Lagoinha, aliviando assim, a contribuição de águas na lagoa do Pirangi; Além do aumento da capacidade das bombas nelas instaladas.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) licitou e contratou uma empresa para executar a obra da adutora (Makro/Lagoinha), a ser iniciada no próximo mês.

Informamos também que tomamos conhecimento do transbordamento da lagoa do Pirangi, na quarta-feira passada (26). Como as chuvas cessaram, não justifica a inundação da via. Logo, solicitamos uma imediata investigação no local.

Sabendo da existência de uma adutora, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que passa no interior da referida lagoa, há fortes indícios de que o transbordamento seja decorrente de algum dano ocorrido no equipamento.

A Caern, através da Gerência Regional Sul, comprometeu-se a averiguar o problema, na próxima segunda-feira (31). Caso seja confirmado a avaria, a própria companhia estatal se responsabilizará pelo serviço que será acompanhado pela Semopi.

Em linhas gerais, as lagoas estão cumprindo o seu papel, inclusive no que diz respeito ao sistema de bombeamento (funcionando normalmente). Apenas na lagoa da Cidade da Esperança, detectamos um problema em uma das bombas, cujo o reparo já está sendo realizado. Salientamos que a capacidade de absorção das lagoas de captação pluvial poderia ser melhor caso houvesse a colaboração da população, no sentido de evitar o lançamento de esgoto clandestino e lixo.
 

Nenhum comentário: