Número de habitações aumentou 1.276% em 2 anos. População saltou de 124.690 para 202.413 pessoas em uma década
Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br
Maiara Felipe // maiarafelipe.rn@dabr.com.br
O número de unidades habitacionais cresceu 1.276% em Parnamirim nos últimos dois anos. Os dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (Semur) apontam que em 2008 foram concedidos 904 licenciamentos e no ano de 2010 o número chegou a 12.445. O percentual da quantidade de construções na área é elevado, assim como são os demais números relacionados ao crescimento exorbitante do município, que passou de 124.690 habitantes no ano 2000 para 202.413 no ano passado.
![]() Prédio em construção no bairro de Nova Parnamirim, uma das áreas mais procuradas pela classe média na Grande Natal Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press |
Mas o que atrai as incorporadoras para Parnamirim? Segundo o prefeito Maurício Marques, os olhares se voltaram bastante para a cidade após a combinação do programa Minha Casa Minha Vida com a isenção de impostos oferecida pela Prefeitura. "Dispensamos o ISS (Imposto Sobre Serviço) das empresas com projetos para desenvolver em Parnamirim. As pessoas que entraram no Minha Casa Minha Vida com renda entre zero e três salários mínimos terão isenção de IPTU por 10 anos e ainda poderão parcelar a escritura do imóvel", explicou o chefe do executivo municipal.
Dentro da faixa econômica citada pelo prefeito, Parnamirim ficou com 47% dos imóveis liberados pelo programa do governo federal no estado. Nos projetos que tiveram aprovação para pessoas que ganham entre três e dez salários mínimos, o percentual fica em 57%. "A estrutura da cidade tem que crescer com rapidez", disse Maurício Marques lembrando que os números ainda não refletiram na arrecadação de tributos municipais. O prefeito afirma ser consciente da proporção que Parnamirim está tomando, mas alega que os investimentos em infraestrutura estão sendo realizados, mesmo com a crise financeira que está sendo atravessada por todos os municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário