O Rio Grande do Norte tem uma nova governadora. A médica Rosalba Ciarlini foi empossada hoje, às 18h50, a nova chefe do Executivo potiguar.
A cerimônia, muito concorrida, aconteceu no Teatro Alberto Maranhã. A nova governadora foi empossada pela presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Márcia Maia. Rosalba Ciarlini chegou ao teatro acompanhada do marido e dos quatro filhos.
Depois de ser prefeita da cidade de Mossoró (segundo maior município do Rio Grande do Norte) por três mandatos e ocupar a cadeira de senadora por quatro anos, Rosalba Ciarlini, uma das poucas gestoras eleitas de oposição ao Governo Federal, chega para comandar o Estado potiguar, que tem uma população de 3 milhões de habitantes.
QUEM É A NOVA GOVERNADORA
Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 26 de outubro de 1952. Filha de Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini (Conchecita), é casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado e mãe de Carla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo ( Cadu). É avó de Carlos Augusto , Sofia, Charlotte e Phillipe.
Os estudos da chefe do Executivo estadual foram iniciados no Colégio Dom Bosco, em Mossoró, onde ela cursou parte do ensino fundamental. Aos 12 anos de idade fez o exame de admissão e foi concluir o ensino fundamental em Fortaleza.
Naquela época, o Brasil vivia um dos momentos mais delicados da sua história: a revolução de 1964. Ainda na capital cearense, Rosalba Ciarlini estudou nos Colégios das Dorotéias e Batista.
Ela começou o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, onde foi aprovada no vestibular de 1971. No terceiro ano de faculdade se transferiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi por essa mesma instituição que ela fez especialização em Pediatria.
Como médica, antes de enveredar pela política, atuou em diversos cargos administrativos e representativos de classe. Foi diretora da Comunidade de Saúde de Mossoró, diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, em 1987 e fundadora da Unimed/ Mossoró.
Como presidente da Unimed do Brasil, cargo que exerceu de 1980 a 1985, tornou-se a primeira mulher a assumir esse cargo.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário