Representanes da Defesa Civil do município visitaram vários bairros e áreas de riscos, durante todo este domingo.
Garantir condições de segurança para a população nos períodos de chuva, identificando e prevenindo possíveis casos de alagamentos ou deslizamentos de terra em diversas comunidades da capital foi o objetivo da ação realizada pela Prefeitura do Natal neste domingo (9).
Durante toda a manhã, a Defesa Civil do Município e vários secretários municipais visitaram os bairros de Mãe Luiza e Felipe Camarão, a comunidade do Jacó, o loteamento Santa Inês – localizado no conjunto Pajuçara, zona Norte de Natal -, além do calçadão da Praia do Meio e das Lagoas de captação do Preá, dos Potiguares e de São Conrado.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, é preciso que a própria população colabore com a ação.
“Nós temos a responsabilidade de conscientizar os moradores porque as áreas de encostas são de extremo risco a eles mesmos e a vida é o mais importante. Nós já temos um mapeamento das áreas, mas com essa visita de hoje, cada secretário está analisando as tarefas que cabem as suas secretarias para fazermos um relatório minucioso sobre os problemas”, explica Carlos Paiva.
O diretor geral da Defesa Civil do Município, coronel Marcos Pinheiro completa: “estamos fazendo um trabalho estritamente preventivo e, por isso, adotamos esta estratégia in loco para minimizar o problema”.
No bairro de Mãe Luiza foram encontradas cerca de oito casas construídas em uma área de encosta, o que significa um alto risco para os moradores. A Defesa Civil do Município já fez um trabalho de conscientização no local, porém, há a resistência da população.
Para resguardar a vida dos moradores e evitar um possível deslizamento de terra em dias de forte chuva, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) irá propor ao Gabinete Civil a publicação de um decreto que visa a desapropriação da área para garantir a preservação do local.
Na comunidade do Jacó, a situação é parecida, porém, envolve mais famílias. Para a comunidade, segundo o secretário de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), Rivaldo Fernandes, a Prefeitura do Natal já fez um projeto para a reconstrução de muitas casas e está apenas aguardando a liberação de recursos, por meio da Caixa Econômica Federal.
“O projeto foi feito e a Secretaria de Habitação já visitou e cadastrou as famílias. O que esperamos é apenas a liberação da CEF”, disse Rivaldo.
Na visita ao loteamento Santa Inês, no Pajuçara, os moradores reclamaram de um muro que foi construído fechando a rua e impedindo o acesso da população. A construção do muro atrapalha o escoamento da água da chuva, que se acumula e invade a casa dos moradores.
Ao constatar o problema, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Olegário Passos, informou que será feito um levantamento e a identificação da área na planta georeferenciada da cidade para constatar se o terreno que foi ‘murado’ é realmente uma rua. Caso seja, as providências serão tomadas pela Prefeitura de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário