sexta-feira, 29 de julho de 2011

Segurança explica mudanças na comunicação com a imprensa

Jornalistas de Mossoró pretendem enviar ao MP, nota de repúdio a atitude da Sesed, que segundo eles quer censurar a imprensa.

Por Tiago Medeiros
Tamanho do texto: A


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa nesta quinta-feira (29), em resposta a reunião ocorrida na tarde da quarta-feira (28), onde representantes da editoria policial, de diferentes veículos, se reuniram para elaborar um documento que será encaminhado ao Ministério Público, repudiando a determinação do secretário Aldair da Rocha, de proibir o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de divulgarem à imprensa as ocorrências registradas na região, desde o último dia 16 de junho.

A Nota justifica os motivos da determinação e esclarece como serão informadas as ocorrências registradas na região.

Leia a nota na íntegra

Natal (RN), 28 de julho de 2011.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nunca teve a intenção de atrapalhar o acesso dos comunicadores sociais às informações oriundas dos órgãos que a compõem, por entender que a imprensa é uma aliada na busca pela solução dos problemas da sociedade.

Com a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), os dados relativos à Segurança Pública foram concentrados, de forma a serem analisados, tabulados e divulgados aos setores policiais, como forma de balizarem operações e alimentarem o Serviço de Inteligência de informações que serão transformados em objeto de investigação.

A SEAC também está responsável em emitir, quando solicitada pela Sesed, dados sobre ocorrências policiais, atendimentos prestados à população e os números de casos registrados pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Entretanto, o que houve, por parte desta Sesed, foi a determinação de haver um disciplinamento na forma como os dados do Itep seriam divulgados à imprensa, para evitar informações desencontradas, como aconteciam até o final do ano passado, quando a Polícia Militar tinha uma informação, a Polícia Civil tinha outra e o Itep divulgava uma terceira, comprometendo a qualidade do resultado do trabalho de todos, inclusive dos repórteres, que não sabiam em quem confiar, ou desconfiar.

Disciplinar não significa proibir, omitir. A ideia é que todos os dados relacionados aos números de ocorrências da Sesed sejam divulgados pela SEAC. Para isso, está sendo elaborado um sistema informatizado para melhor atender a todos, por meio da internet, que será atualizado pela Assessoria de Imprensa da Sesed. Problemas técnicos inviabilizaram o início dessa divulgação on-line, atualizada diariamente, e terminaram, de certa maneira, suspendendo a divulgação dos dados no Itep de Mossoró, como acontecia anteriormente.

Desde a segunda-feira passada, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, transmitiu aos seus subordinados de Mossoró uma determinação desta Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, de
voltar a publicar, em um quadro de aviso, acessível a todos os repórteres, informações acerca da entrada de cadáveres, até que tudo passe a ser mostrado no site.

É assim, de maneira transparente, que trabalha o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: