terça-feira, 26 de julho de 2011

Contratação de empresa para gerenciar obra da Arena é adiada

Adiamento é por tempo indeterminado; empresa fará gerenciamento e assessoramento técnico da construção do estádio do mundial.

Por Dinarte Assunção
Tamanho do texto: A


A contratação de uma empresa especializada para o gerenciamento e assistência técnica, necessários às obras da construção do Estádio Arena das Dunas, e que seria conhecida nesta quarta-feira (27), foi adiada por tempo indeterminado.

Duas empresas foram homologadas e disputaram a concorrência pública nº 004/2011, a EC Engenharia e Consultoria Ltda. e IM Comércio Terraplanagem Ltda. A Ecocil e a Construtora A. Gaspar foram dadas como inabilitadas no processo licitatório.

Não há valores estipulados para as obras. Mas em função da modalidade de licitação adotada – concorrência pública – é presumível entender que o contrato é de no mínimo R$ 1,5 milhão, conforme estabelece como piso a Lei nº 8.666, com posterior alteração.

O adiamento se deu em razão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedir esclarecimentos sobre os motivos que impeliram o governo a contratar uma segunda empresa para as obras da Arena das Dunas.

A contratação da empresa é, explicou o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa, Demétrio Torres, é exigência do BNDES, o financiador do estádio. “Ele exige que as obras financiadas por ele tenha um gerenciamento por empresa diferente”, disse Torres.

Embora tenha o adiamento seja oficialmente por tempo indeterminado, Demétrio garantiu que na próxima semana, a empresa vencedora do certame licitatório será conhecida. “Eu preferi adiar para atender ao pedido do Tribunal de Contas, mas na próxima semana os envelopes serão abertos”. A data não foi precisada.

A derrubada do Machadão está prevista para 15 de agosto.

Nenhum comentário: