sexta-feira, 15 de julho de 2011

Domício Arruda nega fechamento de pediatria de hospitais

Denúncia do Sinmed diz que Sesap pretende fechar pediatria do Walfredo Gurgel e Santa Catarina; secretário nega.

Por Dinarte Assunção
Tamanho do texto: A


O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda Câmara, negou que o Governo do Estado tencione fechar o pronto-socorro pediátrico dos hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina.

"O Walfredo continua com a urgência pediátrica; o Santa Catarina idem. A urgência pediátrica não vai fechar", garantiu Domício Arruda.

No Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (14), foi publicada intimação, pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Airton Pinheiro, ao secretário estadual de Saúde para que apresentasse defesa à denúncia do Sinmed.

Em 2009, o Sindicatos do Médicos ajuizou ação ordinária contra o Estado, alegando que a Sesap vinha noticiando o fechamento do serviço de pronto socorro dos dois hospitais mencionados.

"Não vamos fechar, reitero. Existe uma recomendação do MP para que o pronto-atendimento da pediatria seja assumido pelas prefeituras. Já cumprimos isso no Hospital Maria Alice Fernandes", comentou Arruda.

O Walfredo Gurgel dispõe de 18 leitos pediátricos e o Santa Catarina mais 20. Domício informou que a maior parte dos casos que chegam às urgências desses hospitais são ambulatoriais e, portanto, não pertinentes à complexidade do serviço ofertado.

Nenhum comentário: