domingo, 31 de julho de 2011

Ronaldinho volta a fazer a diferença e Flamengo derrota o Grêmio

O camisa 10 rubro-negro marcou um gol e ajudou no tento de Thiago Neves em pleno estádio Engenhão.

Por Redação, site oficial do Flamengo-RJ
Tamanho do texto: A


Pode não ter sido uma partida brilhante e histórica como a vitoria contra o Santos na ultima rodada, mas neste sábado (30), o Flamengo provou ao vencer o Grêmio por 2 a 0, com gols de Thiago Neves e do artilheiro Ronaldinho, que tem totais condições de brigar pelo sonhado hepta nesta temporada.

Com a vitória, o Rubro-negro chegou aos 27 pontos e voltou para a segunda colocação do Brasileiro. Ronaldinho foi mais uma vez o destaque da partida.

O jogo

O Flamengo começou o jogo mostrando claramente que era superior tecnicamente e tocando a bola. Bem arrumado, o time procurava espaço na forte defesa do Grêmio que veio para o Rio atuando bem fechado. Ronaldinho aberto pela esquerda era a melhor opção do Flamengo.

Ainda empolgados com a vitória da última quarta, os torcedores esperavam um grande espetáculo e empurravam a equipe para o ataque. O tempo ia passando e o sentimento era que em breve o gol sairia.

Não demorou muito e Ronaldinho resolveu fazer a diferença. Apos o craque acertar um lindo cruzamento pela esquerda, Thiago Neves apareceu sozinho na área e, de cabeça, como um verdadeiro centroavante, abriu o placar.

Com o gol, o Flamengo segurou o ritmo e, como o adversário não saía para o jogo, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0.

A segunda etapa começou com o Flamengo tentando explorar os contra-ataques. Porém, os rubro-negros tiveram de atuar contra os gremistas e contra o árbitro Sálvio Spindola, que não marcou pênalti claro em Ronaldinho.

Sem ser ameaçado, o Flamengo ainda teve tempo para marcar mais um belo gol. Ronaldinho mostrou porque é gênio, roubou a bola de Victor e deu números finais a partida, comemorando muito com a torcida, que fez seu papel e lotou o Engenhão. Placar final, Flamengo 2 a zero.

Erros em prova da OAB mostram despreparo para o exercício da advocacia

No ano passado, nove em cada dez candidatos ao exame unificado da OAB foram reprovados.

Por Débora Zampier, Agência Brasil
Tamanho do texto: A


Brasília – “Perca do praso”, em vez de perda de prazo. “Prossedimento”, e não procedimento. “Respaudo”, em lugar de respaldo. “Inlícita”, e não ilícita. Erros de português como esses foram constatados no primeiro exame de 2011 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do qual os diplomados em direito buscam aprovação para poder exercer a advocacia. Por causa disso, a entidade defende a manutenção da prova de habilitação para os futuros advogados. Em breve, o assunto deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No ano passado, nove em cada dez candidatos ao exame unificado da OAB foram reprovados. Os resultados não deixam dúvida sobre a formação deficiente dos bacharéis em direito – ou pelo menos sobre como eles estão aquém das exigências da entidade.

A Agência Brasil teve acesso a partes das provas do primeiro exame de 2011 da entidade. Os erros não se restringem à falta de domínio da língua portuguesa. Os inscritos também desconhecem noções elementares de direito e sobre a formação do Estado brasileiro.

Em uma das questões da provas, um candidato responde que o o juiz do Trabalho não pode “legislar sobre falência”. Em outro trecho, o inscrito mostra que desconhece o mais alto cargo do Judiciário, o de ministro do STF. A petição simulada na prova pelo candidato é dirigida ao “Exmo. Sr. Desembargador do Supremo Tribunal Federal”. No entanto, não há desembargadores no Supremo.

Os erros dos candidatos mostram que é preciso uma seleção mínima para que os diplomados em direito possam exercer a advocacia, diz o vice-presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem e coordenador da comissão de elaboração do Exame de Ordem Unificado, Luís Cláudio Chaves. “O advogado lida com a liberdade, com o patrimônio, com a questão sentimental em um processo de família. Se essa pessoa fizer mal a alguém [por falta de competência profissional], se alguém for preso pela sua baixa qualificação, como se remedia isso? ”

O questionamento sobre a legalidade do exame da OAB chegou ao STF por meio de uma ação impetrada pelo bacharel João Antonio Volante. A ação tem como relator o ministro Marco Aurélio Mello. Na semana passada, o parecer do Ministério Público Federal (MPF) sobre o assunto causou polêmica nos meio jurídicos: o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot considerou o exame inconstitucional e argumentou que ele serve para fazer reserva de mercado.

“Se fosse um concurso com restrição de vagas, poderia haver questionamento da constitucionalidade, mas estamos procurando aptidões”, assinala Chaves. “Isso existe até em funções não intelectualizadas. Um motorista, por exemplo, precisa de uma carteira de determinado tipo para dirigir profissionalmente.” Para ele, é melhor que a OAB submete os bacharéis à prova do que constatar o despreparo durante o exercício profissional.

sábado, 30 de julho de 2011

Feira da Cidade da Esperança recebe hoje ação da Prefeitura e do Estado

Projeto faz parte das obras de urbanização que será realizada em todas as 22 feiras existentes na capital potiguar.

Por Gerlane Lima, com informações da Prefeitura
Tamanho do texto: A


Neste domingo, a Feira Livre da Cidade da Esperança vai receber, a partir das 8 horas, uma ação conjunta envolvendo órgãos da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado. Projeto faz parte das obras de urbanização que será realizada em todas as 22 feiras existentes na capital potiguar.

Ainda nesse segundo semestre a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) deverá iniciar o processo de padronização de todas as feiras, trabalho esse que será começado pela feira das Quintas.

A operação na feira da Cidade da Esperança é fruto da reunião realizada no último dia 26, na sede da Semsur, que contou com a participação do secretário Cláudio Porpino e do promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, além de representantes de secretarias municipais e órgãos públicos estaduais.

Conforme ficou decidido, cada órgão envolvido irá desempenhar uma função específica, por exemplo, a Urbana (limpeza e coleta do lixo), Coordenadoria de Vigilância Sanitária (fiscalização das condições higiênicas dos alimentos), Companhia Independente de Proteção Ambiental (venda de animais vivos e silvestres), Semtas (identificação de crianças em situação de risco), Juizado de Menores (trabalho infanto-juvenil), Semsur (fiscalização), Guarda Municipal (segurança e trabalho) e Semob (trânsito), entre outros.

Também participarão da ação o Corpo de Bombeiros, o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Cooperativa de Banqueiros das Feiras Livres de Natal (Cobfen), Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semdes) e Secretaria Municipal de Saúde.

Os feirantes da Cidade da Esperança devem ficar atentos ao prazo de recadastramento. Na segunda-feira (1º), todos eles estão sendo convocados para se dirigirem ao auditório da Urbana, às 15 horas, munidos com os seguintes documentos: Xerox do RG e do CPF, e uma foto 3x4. Na ocasião, os feirantes receberão crachá de identificação e autorização para exercerem as suas funções na feira.

Criciúma vence Americana e encosta no G-4 da Segundona

A vitória, no estádio Heriberto Hulse, foi pela contagem mínima.

Por Redação, site oficial do Criciúma-SC
Tamanho do texto: A


Sobre o encharcado gramado do estádio Heriberto Hülse, o Criciúma mostrou superioridade e venceu o Americana por 1x0, nesta sexta-feira (29). O Tigre se aproximou ainda mais do grupo dos quatro primeiros colocados, a zona de classificação para a Série A. Estreante pelo Tricolor em jogos no Majestoso, Doriva saiu do banco para marcar o primeiro gol como profissional em solo brasileiro.

A briga pelo acesso continua na terça-feira (2/8), às 21h, contra a Portuguesa. Em mais uma partida contra um adversário candidato ao acesso, o Criciúma vai jogar esta difícil partida no estádio do Canindé.

Antes, neste sábado, às 15h, o grupo que não vem atuando na equipe titular tem um jogo-treino no Centro de Treinamento Toca do Tigre, contra o Atlético Tubarão. A atividade servirá para a comissão técnica observar melhor todo o time. O restante do elenco participa de um trabalho regenerativo orientado pelo preparador físico André Zaros.

Apesar da chuva prejudicar muito o gramado, o Tigre conseguiu fazer um ótimo jogo. No primeiro tempo, a equipe tricolor impôs o ritmo e criar ótimas oportunidades de marcar. No segundo minuto, Pedro Carmona cobrou escanteio perigoso. Toninho subiu entre os zagueiros para executar o cabeceio, mas o toque na bola não foi o ideal e a finalização terminou na linha de fundo.

Estreando com a camisa do Tigre em partidas no Majestoso, o atacante Adeílson passou perto de marcar um gol aos 16. O jogador recebeu lançamento na área, correu frontalmente e chutou na rede pelo lado de fora.

Aos 32 minutos, Aloísio cruzou da linha de fundo pela esquerda, a zaga tentou afastar e a bola parou no gramado, Pedro Carmona antecipou-se ao marcador que tentaria consertar e arrematou. O tiro subiu demais e não acertou a meta.

No minuto seguinte, Aloísio passou para o atacante Zé Carlos, que abriu para bater e emendou um forte tiro da intermediária. Foi por pouco. Zé do Gol apareceu bem novamente aos 37. O camisa 9 recebeu na entrada da área, fez bem a proteção e finalizou. O goleiro Jaílson executou uma belíssima e difícil defesa para evitar a abertura do placar.

Na sequência, Pedro Carmona viu o goleiro posicionado à esquerda e chutou de longe visando o lado oposto superior da trave. O arremate passou ao lado da trave. O meia passou muito perto de marcar novamente aos 42. Ele fez ótima jogada ao partir da entrada da área, limpar o zagueiro e bater. O arqueiro adversário fechou bem o ângulo e a bola parou nele.

O segundo tempo mostrou um pouco mais de equilíbrio, porém a raça do Tigre, empurrado pela torcida no Majestoso não poderia ser vencida. Aos 9, Pedro Carmona cruzou, Schwenck escorou de cabeça e a finalização passou rente à trave esquerda de Jaílson.

Novamente o camisa 8 da noite levou perigo aos 17. Em cobrança de falta lateral, o que parecia um cruzamento tinha um grande veneno. A bola cruzou a área e atingiu o travessão.

Durante a etapa final, outros dois atletas pisaram pela primeira vez no gramado do Majestoso trajando o uniforme do Criciúma. Eder, que não jogara ainda pelo Tigre e Doriva, que fez a estreia na vitória contra o Icasa em Juazeiro do Norte. A dupla estava predestinada.

Guto Ferreira mandou Doriva a campo para contribuir na marcação e apoiar o setor ofensivo após a expulsão do zagueiro Rogélio. Eder substituiu o atacante Adeílson para dar um novo gás ao ataque e batalhou muito, assim como todos os outros colegas.

A massa tricolor não desistiu e apoiou até o fim. No último lance, aos 49 minutos, Fabinho Capixaba lançou Eder. O atacante cruzou da linha de fundo pelo lado direito do campo e Doriva não teve piedade, chutou rasteiro, sem chances para Jaílson e fez a alegria da torcida tricolor nesse início de fim de semana.
 

 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Segurança explica mudanças na comunicação com a imprensa

Jornalistas de Mossoró pretendem enviar ao MP, nota de repúdio a atitude da Sesed, que segundo eles quer censurar a imprensa.

Por Tiago Medeiros
Tamanho do texto: A


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa nesta quinta-feira (29), em resposta a reunião ocorrida na tarde da quarta-feira (28), onde representantes da editoria policial, de diferentes veículos, se reuniram para elaborar um documento que será encaminhado ao Ministério Público, repudiando a determinação do secretário Aldair da Rocha, de proibir o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de divulgarem à imprensa as ocorrências registradas na região, desde o último dia 16 de junho.

A Nota justifica os motivos da determinação e esclarece como serão informadas as ocorrências registradas na região.

Leia a nota na íntegra

Natal (RN), 28 de julho de 2011.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nunca teve a intenção de atrapalhar o acesso dos comunicadores sociais às informações oriundas dos órgãos que a compõem, por entender que a imprensa é uma aliada na busca pela solução dos problemas da sociedade.

Com a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), os dados relativos à Segurança Pública foram concentrados, de forma a serem analisados, tabulados e divulgados aos setores policiais, como forma de balizarem operações e alimentarem o Serviço de Inteligência de informações que serão transformados em objeto de investigação.

A SEAC também está responsável em emitir, quando solicitada pela Sesed, dados sobre ocorrências policiais, atendimentos prestados à população e os números de casos registrados pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Entretanto, o que houve, por parte desta Sesed, foi a determinação de haver um disciplinamento na forma como os dados do Itep seriam divulgados à imprensa, para evitar informações desencontradas, como aconteciam até o final do ano passado, quando a Polícia Militar tinha uma informação, a Polícia Civil tinha outra e o Itep divulgava uma terceira, comprometendo a qualidade do resultado do trabalho de todos, inclusive dos repórteres, que não sabiam em quem confiar, ou desconfiar.

Disciplinar não significa proibir, omitir. A ideia é que todos os dados relacionados aos números de ocorrências da Sesed sejam divulgados pela SEAC. Para isso, está sendo elaborado um sistema informatizado para melhor atender a todos, por meio da internet, que será atualizado pela Assessoria de Imprensa da Sesed. Problemas técnicos inviabilizaram o início dessa divulgação on-line, atualizada diariamente, e terminaram, de certa maneira, suspendendo a divulgação dos dados no Itep de Mossoró, como acontecia anteriormente.

Desde a segunda-feira passada, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, transmitiu aos seus subordinados de Mossoró uma determinação desta Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, de
voltar a publicar, em um quadro de aviso, acessível a todos os repórteres, informações acerca da entrada de cadáveres, até que tudo passe a ser mostrado no site.

É assim, de maneira transparente, que trabalha o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Wilma participa da Festa de Santana de Caicó

Esse é o título do release enviado pela assessoria da ex-governadora Wilme de Faria ao e-mail franciscogomesf@gmail.com O governo passou mas a “Guerreira” continua fazendo política pelo interior do Estado. A política na veia de Wilma rumo a 2012.
Segue o release:
A ex-governadora Wilma de Faria participou dos festejos de Santana em Caicó, onde participou da novena, visitou a feirinha de artesanato na Ilha de Santana e andou pela feirinha nesta quinta-feira pela manhã.
imageMuito assediada, Wilma diz que foi uma oportunidade para estar de volta à terra onde foi criada e rever amigos, companheiros e aliados. "É na Festa de Santana que também podemos confirmar a tradição de Caicó na gastronomia, no artesanato e a hospitalidade do seu povo. Caicó está mais uma vez de parabéns", disse a ex-governadora.
Na foto a esquerde a ex-governadora faz pose ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta.

Em Caicó, 17 pessoas são presas por embriaguez ao volante

De acordo com a PRF a cada quatro testes de bafômetro aplicados, um flagrante foi feito.

Por Delma Lopes
Tamanho do texto: A


Foto: cedida
Motorista faz teste de bafômetro em operação realizada em Caicó.
A Polícia Rodoviária Federal colocou em ação a operação bafômetro nesta quinta-feira (28), em Caicó, onde acontecem os festejos de Sant'ana - um dos mairoes eventos religiosos da região.

O resultado foi a prisão de 17 pessoas por embriaguez ao volante. Ontem foi um dia propício a este tipo de ocorrência, devido a realização da Feirinha de Sant'ana, um dos pontos altos da programação.

Todos os presos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil local onde foram autuados em flagrante, sendo liberados após pagamento de fiança. Foram realizados 98 testes, resultando na autuação de 26 condutores por dirigir sob efeito de álcool, dos quais 17
foram presos.

Segundo a PRF, em pelo menos duas situações os condutores não conseguiam se sustentar em pé. Em uma delas o teste acusou uma quantidade de álcool 15 vezes maior que o limite máximo permitido.

A PRF continuará intensificando o policiamento na região, utilizando unidades móveis e barreiras fixas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Procon RN não realizará atendimento na manhã da próxima segunda-feira

Audiências agendadas para a data estão mantidas. Expediente será normalizado a partir das 14h.

Por Silvia Ribeiro Dantas
Tamanho do texto: A


Foto: Reprodução
A direção do Procon estadual decidiu suspender o atendimento ao público durante a manhã da próxima segunda-feira (1º), para a adoção de novos procedimentos no sistema e treinamento dos funcionários do órgão. As audiências agendadas para a data serão realizadas como previsto.

De acordo com o Procon, intenção da iniciativa junto a coordenadores e suas equipes é dar mais agilidade e aperfeiçoar o atendimento aos consumidores.

O órgão optou por suspender o atendimento apenas no período matutino, entre 8h e 13h, com o expediente sendo normalizado às 14h, continuando até às 17h. O Procon RN fica na Av. Tavares de Lira, no bairro da Ribeira.

Árbitro do Rio Grande do Sul dirige o jogo ASA x ABC

Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), será o árbitro principal do confronto.

Por Redação, Com site do ABC
Tamanho do texto: A


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o trio de arbitragem que atuará na partida da próxima sexta-feira (29), ASA/AL x ABC, válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), será o árbitro principal do confronto, que está marcado para as 19h30, no estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca (AL).

Confira a escala completa:

Árbitro principal: Jean Pierre Lima (RS)
Assistente 1: Alexandre Kleiniche (SE)
Assistente 2: Renison Freire (SE)
4º árbitro: Flávio Feijó de Omena (AL)
 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Janduís: Salomão Gurgel deflagra início da própria sucessão

Faltando mais de um ano para as eleições, o prefeito petista indicou os nomes da chapa que vão representar o sistema governista na sucessão municipal.

Por Alisson Almeida
Tamanho do texto: A


Foto: Arquivo Nominuto.com
O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT), deflagrou o processo da sua sucessão indicando a chapa que pretende apoiar na eleição de 2012. A candidata do bloco governista deverá ser a secretária de Assistência Social Nailka Alencar Saldanha, que deverá ter como vice o vereador Canuto de Brito, ambos petistas.

Salomão defendeu que esses nomes são capazes de “preservar e manter o desenvolvimento de Janduís”. Ele afirmou que conta com o respaldo da direção estadual do PT, com quem disse manter “entendimentos avançados”. “O PT trabalha no sentido de unificar as forças que realmente têm a responsabilidade de continuar esse projeto político”, declarou.
O uso da expressão “unificar as forças” tem um objetivo claro: mandar um recado ao vice-prefeito Antônio José Bezerra, com quem Salomão Gurgel está politicamente rompido, mesmo ambos sendo filiados ao mesmo partido.
O racha se deu em junho, quando Antônio José Bezerra assumiu a Prefeitura de Janduís durante 25 dias, período em que Salomão Gurgel se licenciou do cargo. O prefeito interino demitiu três secretários municipais indicados pelo chefe do Executivo do Município, deflagrando a crise que levou à cisão no petismo de Janduís.
Ao se referir ao episódio, Salomão disse que o PT “sofreu abalos que resultaram no esfacelamento da agremiação local”, mas afirmou acreditar que “o quadro deverá mudar com essa nova correlação de forças”.
O prefeito declarou que “repudia as ações feitas por pessoas filiadas ao PT” contra sua administração e, indiretamente, atribuiu a Antônio José Bezerra a iniciativa da “campanha de difamação e desgaste que solapa o prestígio do PT em Janduís”.

ILP abre inscrições para cursos do segundo semestre


Estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação, atualização e treinamento que serão oferecidos pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) a partir de agosto. Num total de 30, incluindo a etapa conclusiva do curso de Especialização em Administração Legislativa, para o qual não ocorrerão novas matrículas, o ILP está oferecendo, dentre outras novidades, o segundo curso de especialização, na área de Gestão Pública, o curso de graduação em Gestão Pública e o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
As inscrições estão sendo feitas na sede do ILP, Rua Açu, 426, e informações complementares podem ser obtidas pelo telefone 3232-1001.
As aulas terão início dia 15 de agosto e os cursos em oferta são os seguintes:

FORMAÇÃO ESCOLAR
Especialização em Administração Legislativa (etapa conclusiva, sem oferta de novas vagas); Especialização em Gestão Pública (seleção acadêmica, com edital específico).  Graduação em Gestão Pública - Convênio UFRN (seleção acadêmica, com edital específico, início a confirmar).

CURSOS DE CAPACITAÇÃO: ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - 120 horas, 20 vagas, matutino e vespertino; Liderança e Trabalho em Equipe - 16 horas, 35 vagas, vespertino; Espanhol II - 40 horas, 35 vagas, vespertino; Informática I - 30 horas, 15 vagas, noturno; Informática II - 30 horas, 15 vagas, vespertino; Informática III - 30 horas, 15 vagas, matutino; Manutenção de Computadores - 70 horas, 15 vagas (específico para servidores da Secretaria de Informática da Assembleia); Preparatório para Vestibular, com 35 vagas remanescentes, turno vespertino.
E ainda: Controle Interno (em parceria com o Tribunal de Contas do Estado) - 20 horas e 35 vagas, matutino; Inglês I - 40 horas, 30 vagas, matutino; Noções de Suporte Básico de Vida/Socorrista (específico para o Setor de Saúde da Assembleia); Atualização em Direito Administrativo e Direito Previdenciário (específico para a Procuradoria – Geral da Assembleia); Biossegurança na Odontologia (específico para o Setor de Saúde da Assembleia); Informática I - 30 horas, 15 vagas, matutino; Informática II - 30 horas, 15 vagas, noturno; Informática III - 30 horas, 15 vagas, vespertino; Português – Escrita Legislativa - 30 horas, 35 vagas, vespertino.
O ILP oferecerá também os cursos de: Inglês I - 40 horas, 35 vagas, matutino; Inglês II - 40 horas, 35 vagas, matutino; Espanhol I - 40 horas, 35 vagas, vespertino; Contratos e Convênios em parceria com o Tribunal de Contas do Estado) - 08 horas, 35 vagas, matutino; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho - 20 horas, 35 vagas, matutino; Atualização em AUTOCAD 2D (específico para o Setor de Arquitetura e Engenharia da Assembleia) -  30 horas, 15 vagas,vespertino;  Informática I - 30 horas, 15 vagas, vespertino;  Informática II - 30 horas, 15 vagas, matutino; e Informática III - 30 horas, 15 vagas,  noturno.