terça-feira, 23 de agosto de 2011

Auxiliadora incentiva seus alunos nas Olimpíadas de Robótica e Física

A Olimpíada de Robótica é uma competição científica brasileira apoiada pelo CNPq.

Por Redação, Educomunicação/ Auxiliadora
Tamanho do texto: A


Assessoria de Imprensa
Alunas (foto) e alunos do Auxiliadora foram destaques nas Olimpíadas de Robótica e Física
A Olimpíada de Robótica é uma competição científica brasileira apoiada pelo CNPq, desenvolvida anualmente e realizada por meio da aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando a temática.

O Auxiliadora compreendendo a importância desse incentivo vem proporcionando aos alunos do ensino fundamental, anos finais, e ensino médio, o desenvolvimento de novas habilidades e competências por meio da Oficina de Robótica ministrada, nas tardes de quartas e sextas-feiras, pelo professor de Física, Alexandre Amaral C. de Araújo.

A Olimpíada Destina-se aos alunos de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR, entre outros eventos, integra ações que visam a divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências. Além disso, é um meio de estimular a formação de uma cultura mais familiarizada com a tecnologia.



Em 2011, no Instituto Maria Auxiliadora, sob a coordenação do Professor de Física, Alcindo Mariano de Souza, 25 alunos do ensino fundamental, e médio diurno e noturno realizaram a prova teórica da Olimpíada de Robótica local, realizada na tarde do dia 12 de agosto, sexta-feira passada, no colégio. As provas práticas da Olimpíada de Robótica foram aplicadas na UFRN no sábado dia 13/08, pela manhã para as equipes do ensino fundamental, e à tarde para as equipes do ensino médio.

O êxito do investimento já foi percebido nas conquistas das equipes, na prova prática, obtidas pelos alunos, José Narcilio de Oliveira Neto, 1ª série B, diurno; Emersom Diego da Silva, José Micael Delgado Barbosa, e João Vicktor Soares de Macedo, do ensino médio noturno; e Gláucia Lidiane da Silva, Pré A, José Daniel Calderon Altamirano, Pré A, Camila Wanderley, 2ª série B e Pedro Salazar da 2ª série A.

E ainda Ricardo Silva de Albuquerque Júnior, 8º ano B, Marco Antonio Oliveira da Costa, 7º ano C, Brendon_Victor dos Anjos de Souza, 8º ano B, Igo Matheus Leão Pádua, 8º ano B e Aíssa Palhares, 8º ano A, sob a orientação dos professores Amaral e Alcindo, que alcançaram respectivamente o 2º, 3º e 4º lugar. A equipe do ensino fundamental foi o primeiro ano de participação.

Em depoimento a aluna do Pré ‘A’, Glaucia Lidiane disse que “a OBR é interessante pra quem gosta de tecnologia, programação e um pouco de Física. Estimula o raciocínio, capacidade para lidar com imprevistos e superá-los. Para mim, foi importante pelo conhecimento e experiência adquiridos que no fim trouxeram bons resultados.”

A satisfação em ter participado é também expresso pelo aluno Marco Antonio do 7º C, quando relata que “participar dessa Olimpíada foi muito importante pra mim porque adquiri base, experiência com a prática. Assim, espero que no ano que vem 2012, possa ter mais chances para conseguir até ganhar o primeiro lugar.”

Outra importante participação dos alunos do Auxiliadora foi na Olimpíada de Física de 2011, cuja 2ª fase aconteceu também no sábado dia 13/08, mas no IFRN de Natal com a presença de 14 alunos, do ensino fundamental e ensino médio, sob o incentivo e motivação da Profª Gilda Cardoso.

O resultado dessa prova está previsto para outubro.
Parabenizamos a todos que contribuíram, motivando e esclarecendo aos alunos sobre a importância da participação deles nesse processo de aprendizagem por meio das diversas Olimpíadas Nacionais, provas teóricas e práticas, para o desenvolvimento e incentivo da cultura, da ciência e da tecnologia brasileira.

 

Nenhum comentário: