Escritor e poeta falou hoje com a imprensa sobre a aula-espetáculo, pelo projeto Agosto da Alegria, a influência da leitura e sua nova obra.
O escritor será homenageado também pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN), que selecionou sua obra “O Santo e a Porca”, para ser parte das obras que serão utilizadas no processo seletivo de 2012 pela instituição. “Fico muito feliz em ver minhas obras servindo como referência para os futuros universitários, além de inserir a cultura popular à ciência, pois muitos serão engenheiros e médicos, mas acho que será mais agradável a turma das ciências humanas”.
O escritor conversou com a imprensa em um hotel na Via Costeira e adiantou algumas coisas para o espetáculo de hoje. “Hoje irei falar sobre as referências de minhas obras, principalmente O Alto da Compadecida e A Farsa da Boa Velhice. E também irei procurar mostrar aquilo que me atrai na nossa cultura de uma maneira interessante”, explica o escritor.
Foto: Geraldo Miranda

Ariano Suassuna também comentou sobre a questão da leitura dos dias de hoje e também da juventude que a cada dia vem lendo mais. “Não me oponho a leitura estrangeira, inclusive, tive referências de escritores como Nikolai Gogol, Miguel de Servantes e Fiódor Dostoiésvski que me influenciaram como escritor. A única coisa que eu condeno é a valorização da má cultura”, afirma.
O escritor inclusive citou que quando jovem tinha o costume de ler romances policiais e de aventura, pois de acordo com ele o importante é estimular o hábito da leitura, o que ele define para sí mesmo como uma paixão. “Eu não tenho o hábito de ler, tenho paixão de ler. Sempre estou lendo algo quando estou no sossego de minha casa, hoje estou lendo o livro Correspondência de Fradique Mendes, escrito por Eça de Queirós”.
Foto: Geraldo Miranda

E ao ser questionado sobre qual autor potiguar ele mais gosta, Ariano Suassuna informou que se escolhesse um só seria injusto com os outros e citou Moisés Sesión, Luiz da Câmara Cascudo, Sanderson Nogueira e Oswaldo Lamartine que ele considera um grande escritor e pessoa também.
Ele também informou que está finalizando mais um romance que será lançado pela editora José Olímpio, porém fez o mistério sobre o título e a data de lançamento. “Estou em processo de finalização, mas ainda levará um tempo, pois eu escrevo meus livros a mão e ainda tem que ser passado para o computador. Mas não poderei divulgar nada ainda”, explica o escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário