A popularização dos carros com motor tipo bicombustível (aquele que aceita tanto etanol como gasolina), tem deixado o consumidor mais atento na hora de abastecer o veículo. Isso se deve aos sucessivos aumentos no preço do combustível vegetal. De acordo com a pesquisa do Procon Natal, no acumulado dos primeiros 11 meses deste ano, o etanol subiu 4,53% contra 4,32% da gasolina. Em novembro, o preço médio do litro de álcool era R$ 1,947 e da gasolina R$ 2,674.
Adriano Abreu

Rendimento de um motor movido a álcool é 30% menor que motor a gasolina. Se o preço do álcool for menor do que 70% do da gasolina, o etanol deve ser a escolha
Um bom parâmetro para saber qual a melhor pedida é o Índice de Preços Ticket Car (IPTC), que analisa o valor na bomba em postos de todo o país. De acordo com a última publicação, o etanol é mais vantajoso em apenas seis Estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantis). No Rio Grande do Norte, se levarmos em consideração o custo/benefício, o melhor é a gasolina. Em novembro o consumidor pagou, em média, R$ 2 por litro.
Para o coordenador de Produto do Ticket Car, Eduardo Lopes, a alta do etanol é uma questão sazonal. “Nos meses de outubro e novembro acontece o final da safra da cana de açúcar. De novembro até março, é o período de entressafra. Ou seja, nesse período há uma menor produção da matéria prima e aí passa a valer a lei da oferta e da procura. Quanto menos produto circulando, maior é o seu valor de mercado”, explica Eduardo Lopes.
O aumento nas vendas dos carros flex também influencia o aumento do preço do combustível. Para ter uma ideia, o número de carros bicombustíveis circulando no Rio Grande do Norte é quase duas vezes maior em 2010 do que em 2008. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) mostram que até o último dia 16, eram 140.062 veículos flex (álcool-gasolina) contra 75.422 no ano de 2008. Esse crescimento também é observado no restante do país.
“O pensamento é o mesmo: mais carros flex circulando aumenta a demanda pelo etanol. Como estamos na entressafra e não temos grande quantidade do produto, aumenta o valor. Mas a tendência é que a partir de abril - período da safra- os preços voltem a cair”, diz Lopes.
Ainda segundo o coordenador de Produto do Ticket Car, parte da produção da cana de açúcar no país é exportada, o que fica no Brasil ainda é divido entre a produção do açúcar e do etanol. O ideal seria incentivar os produtores a plantar mais cana de açúcar para tentar equilibrar a demanda.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do RN para saber o que provocou o aumento do preço do Etanol no Estado, que se pronunciou através da seguinte nota:
“A diretoria do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Imprensa, informa que não tem qualquer gerência sobre os preços de combustível. Questionado sobre a que se devia o aumento do preço do álcool, a direção da entidade frisou que o preço do combustível é livre e cada revendedor define o valor de acordo com sua planilha de custos”.
De onde vem?
A ALE Combustíveis, uma das maiores distribuidoras do país informou que durante o período de safra da cana de açúcar, a produção de etanol é adquirida nas usinas do Rio Grande do Norte e dos demais Estados do Nordeste, por transporte rodoviário. Já na entressafra, às vezes, é necessário buscar o produto na região Centro-Oeste e Sudeste, também por transporte rodoviário.
No RN, o etanol representa 8,08% da venda de combustíveis da ALE, seguido pelo Diesel, 44,06% e gasolina, 47,86%.
Calcule a diferença e faça a escolha
Mas, como saber qual tipo de combustível é mais vantajoso? Basta estar com qualquer valor mais barato para que o etanol seja a melhor opção? A resposta é “não”. Primeiro, é bom saber que com gasolina o motor entrega menos potência. Em compensação, roda mais antes de abastecer de novo. Portanto, para valer a pena utilizar o álcool, o preço desse tem que ser até 70% do preço da gasolina.
Para saber com certeza qual vale na hora de abastecer, faça a seguinte conta: divida o valor do álcool pelo valor da gasolina e multiplique por 100. Se o resultado for até 70% (0,70) é mais vantajoso abastecer com o etanol. Se o valor for superior, coloque a gasolina.
“Como o rendimento médio de um motor a álcool é 30% menor que o do motor a gasolina, a diferença de preço é da mesma proporção. A gasolina deixa de ser vantajosa quando passa a custar 30% mais que o álcool”, orienta Eduardo Lopes.
Sendo assim, de acordo com o IPTC, no RN é financeiramente mais vantajoso abastecer com gasolina. Isso porque a diferença entre o etanol e a gasolina é de 72,8% já que o preço médio do primeiro combustível é R$2,021 e do segundo, R$2,775.
A administradora Aluênia Medeiros Alves costuma colocar os valores na ponta do lápis e calcular qual o mais vantajoso. E nos últimos meses ela tem optado pela gasolina. “Pelo preço que está sendo comercializado o álcool, para mim sai mais em conta a gasolina. Prefiro abastecer com 15 litros de gasolina do que com10 litros de álcool”, diz Aluênia.
Apesar das vantagens financeiras, o técnico em automação industrial, Carlos Soramento, prefere utilizar o etanol para abastecer o seu veículo flex. “Quando estou em Natal eu utilizo o álcool porque gasto menos, cerca de R$ 250 por mês, mas quando estou no Rio Grande do Sul, compensa mais utilizar o GNV. A gasolina só em último caso.
O veterinário Diogo Araújo também dá preferência ao combustível vegetal. E não é apenas por questões financeiras. “Não sou mecânico e não tenho nada tecnicamente comprovado, mas observo que o desempenho do meu carro é melhor com álcool do que com a gasolina. E como o valor é mais baixo para mim, compensa mais o etanol”, diz Diogo Araújo.
Calcule abaixo qual combustível é mais vantajoso
Para o coordenador de Produto do Ticket Car, Eduardo Lopes, a alta do etanol é uma questão sazonal. “Nos meses de outubro e novembro acontece o final da safra da cana de açúcar. De novembro até março, é o período de entressafra. Ou seja, nesse período há uma menor produção da matéria prima e aí passa a valer a lei da oferta e da procura. Quanto menos produto circulando, maior é o seu valor de mercado”, explica Eduardo Lopes.
O aumento nas vendas dos carros flex também influencia o aumento do preço do combustível. Para ter uma ideia, o número de carros bicombustíveis circulando no Rio Grande do Norte é quase duas vezes maior em 2010 do que em 2008. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) mostram que até o último dia 16, eram 140.062 veículos flex (álcool-gasolina) contra 75.422 no ano de 2008. Esse crescimento também é observado no restante do país.
“O pensamento é o mesmo: mais carros flex circulando aumenta a demanda pelo etanol. Como estamos na entressafra e não temos grande quantidade do produto, aumenta o valor. Mas a tendência é que a partir de abril - período da safra- os preços voltem a cair”, diz Lopes.
Ainda segundo o coordenador de Produto do Ticket Car, parte da produção da cana de açúcar no país é exportada, o que fica no Brasil ainda é divido entre a produção do açúcar e do etanol. O ideal seria incentivar os produtores a plantar mais cana de açúcar para tentar equilibrar a demanda.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do RN para saber o que provocou o aumento do preço do Etanol no Estado, que se pronunciou através da seguinte nota:
“A diretoria do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Imprensa, informa que não tem qualquer gerência sobre os preços de combustível. Questionado sobre a que se devia o aumento do preço do álcool, a direção da entidade frisou que o preço do combustível é livre e cada revendedor define o valor de acordo com sua planilha de custos”.
De onde vem?
A ALE Combustíveis, uma das maiores distribuidoras do país informou que durante o período de safra da cana de açúcar, a produção de etanol é adquirida nas usinas do Rio Grande do Norte e dos demais Estados do Nordeste, por transporte rodoviário. Já na entressafra, às vezes, é necessário buscar o produto na região Centro-Oeste e Sudeste, também por transporte rodoviário.
No RN, o etanol representa 8,08% da venda de combustíveis da ALE, seguido pelo Diesel, 44,06% e gasolina, 47,86%.
Calcule a diferença e faça a escolha
Mas, como saber qual tipo de combustível é mais vantajoso? Basta estar com qualquer valor mais barato para que o etanol seja a melhor opção? A resposta é “não”. Primeiro, é bom saber que com gasolina o motor entrega menos potência. Em compensação, roda mais antes de abastecer de novo. Portanto, para valer a pena utilizar o álcool, o preço desse tem que ser até 70% do preço da gasolina.
Para saber com certeza qual vale na hora de abastecer, faça a seguinte conta: divida o valor do álcool pelo valor da gasolina e multiplique por 100. Se o resultado for até 70% (0,70) é mais vantajoso abastecer com o etanol. Se o valor for superior, coloque a gasolina.
“Como o rendimento médio de um motor a álcool é 30% menor que o do motor a gasolina, a diferença de preço é da mesma proporção. A gasolina deixa de ser vantajosa quando passa a custar 30% mais que o álcool”, orienta Eduardo Lopes.
Sendo assim, de acordo com o IPTC, no RN é financeiramente mais vantajoso abastecer com gasolina. Isso porque a diferença entre o etanol e a gasolina é de 72,8% já que o preço médio do primeiro combustível é R$2,021 e do segundo, R$2,775.
A administradora Aluênia Medeiros Alves costuma colocar os valores na ponta do lápis e calcular qual o mais vantajoso. E nos últimos meses ela tem optado pela gasolina. “Pelo preço que está sendo comercializado o álcool, para mim sai mais em conta a gasolina. Prefiro abastecer com 15 litros de gasolina do que com10 litros de álcool”, diz Aluênia.
Apesar das vantagens financeiras, o técnico em automação industrial, Carlos Soramento, prefere utilizar o etanol para abastecer o seu veículo flex. “Quando estou em Natal eu utilizo o álcool porque gasto menos, cerca de R$ 250 por mês, mas quando estou no Rio Grande do Sul, compensa mais utilizar o GNV. A gasolina só em último caso.
O veterinário Diogo Araújo também dá preferência ao combustível vegetal. E não é apenas por questões financeiras. “Não sou mecânico e não tenho nada tecnicamente comprovado, mas observo que o desempenho do meu carro é melhor com álcool do que com a gasolina. E como o valor é mais baixo para mim, compensa mais o etanol”, diz Diogo Araújo.
Calcule abaixo qual combustível é mais vantajoso
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