Passada a festa de Natal, o fluxo de pessoas também é menor.
Saiba mais
O mesmo foi verificado nas outras localidades do país. No total, dos 616 voos previstos em todo o Brasil, apenas 61 (9,9%) sofreram atrasos. Na quinta-feira (23), o caso foi crítico. A nível nacional, a percentagem de atrasos era de 30,9%. Dos 1.833 voos previstos, 566 sofreram atraso. Outros 75 (4,1%) foram cancelados. Já em Natal, os índices chegaram a 57%. Em oito das 14 partidas previstas, os passageiros tiveram de esperar.
Ontem (24), apesar de já ter apresentado melhoras, a situação dos aeroportos ainda não estava ideal. Dos 984 voos previstos, 180 (18,3%) sofreram atraso de mais de meia hora, sendo que 32 (3,3%) se encontram nesta situação no momento e outros 41 (4,2%) foram cancelados. No Augusto Severo, por sua vez, foram oito atrasos (38,1% das partidas previstas) que, de acordo com a Infraero, foram de voos que ocorreram na madrugada.
A questão foi regularizada, em suma, por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Às vésperas do Natal, muitos passageiros resolvem viajar para passar a festa junto da família. Tendo isso em vista, o TST determinou, no fim da noite da quarta-feira (22), que 80% do efetivo fosse mantido para viabilizar o fluxo de passageiros nesta época do ano.
Assim, os 80% devem ser mantidos até o dia 2 de janeiro, sob o risco de pagamento de multa diária no valor de R$ 100 mil.
Outro fator que pode ter auxiliado na regularização do tráfego foi o menor fluxo de pessoas, visto que a festa do Natal já passou. Hoje, o Aeroporto Augusto Severo tem apenas 15 partidas previstas, sendo que ontem foram registrados 21 decolagens pelo período da manhã. À tarde, o número foi ainda maior que os índices normais registrados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com 27 voos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário