segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Capitania dos Portos espera mais autuações no litoral

Equipes estão fiscalizando uso de embarcações no mar e em lagoas
Lamonier Araújo // lamonieraraújo.rn@dabr.com.br
Especial para o Diário de Natal



Durante o verão, os passeios de barcos acabam se tornando uma das principais atividades de lazer no litoral, mas para prevenir qualquer tipo acidente ou irregularidade é necessário que as embarcações funcionem nas mais perfeitas condições. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte está promovendo a Operação Verão 2010/2011, que tem como proposta intensificar a fiscalização nas embarcações, prevenir a poluição, realizar a segurança da navegação e proteger a vida das pessoas no mar. Na Operação Verão do ano passado, seis jet skis foram apreendidos. Já este ano, em menos de dez dias de operação, já foram autuados quatro jet skis, sendo dois na Praia de Pirangi e dois na Lagoa de Passeio dos Cavalos, no município de São José de Mipibu. A previsão é que o número de autuações aumente em 15% em relação a 2009, sendo que os principais casos notificados, tratam-se de embriaguez e falta de documentação.


Os militares abordam navegadores em vários pontos, inclusive Pirangi Foto: Joana Lima/Esp. DN/D.A Press
A operação, que seguirá até o dia10 de março de 2011, contará com 80 militares, 15 embarcações e duas equipes de terra. As abordagens são feitas para averiguar tanto a documentação do condutor e do veiculo, como a condição da embarcação. Caso a pessoa não respeite as orientações, recebe uma notificação, mas até o momento não tem ouvido problemas durante as abordagens.

Um dos poucos problemas encontrado pela equipe da Operação Verão tem sido a irregularidade das documentações que encontram-se ou vencidas ou distintas do tipo de veículo discriminado. Nesses casos a solução é procurar a Capitania dos Portos e realizar a regulamentação da documentação necessária para a condução dos veículo, tanto de trabalho como os de lazer.

O comandante da Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Alan Kardec Mota, informou que o trabalho vem acontecendo de forma sistematica desde 2004. Esse ano oito praias receberam a operação verão, entre elas as praias de Barra de Cunhaú, Baía Formosa, Galinhos, Pirangi (Norte e Sul), Pipa, Pitangui e Muriú, além das Lagoasde Extremoz e Bonfim. Além disso, a operação conta com a participação de 80 militares distribuidos em 15 embarcações maritimas e duas viaturas com guinchos para reboque.

No caso das empresas que utilizam do turismo aquático na praia de Pirangi, por exemplo, o capitão Alan Kardec informou que as empresas têm se apresentado aliados no trabalho de fiscalização, por favorecer um trabalho mais seguro aos profissionais e aos turistas que utilizam do serviço. Em cada embarcação, uma média de 100 turistas é levada aos passeios marítimos para visitar os parrachos de Pirangi, sendo que o período de maior fiscalização nessa área ocorre no periodo de janeiro, devido o aumento na circulação de turistas na região.

Condições

O condutor marítimo Francisco Cleber Ferreira, que atua há nove anos na profissão, informou que sempre que os turistas chegam à praia de Pirangi, procuram se informar sobre as condições do veículo e do condutor. "A fiscalização faz com que tenhamos que exigir um do outros, pois trabalhamos todos juntos.

Nenhum comentário: