terça-feira, 25 de outubro de 2011

Corpo de Kadhafi é sepultado em lugar secreto no deserto da Líbia

Enterro foi simples e 'respeitoso', segundo fontes do governo provisório.
Ex-ditador foi morto na quinta em ataque a comboio em Sirte.

Do G1, com agências internacionais
Comente agora
Cinco dias após a sua morte, o corpo do ex-ditador Muammar Kadhafi foi sepultado na madrugada desta terça-feira (25) em um local secreto no deserto da Líbia, segundo fontes do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório líbio.
Na véspera, o CNT havia confirmado que o corpo de Kadhafi e de seu filho Muatassim, ambos mortos tentando fugir de Sirte, cidade natal do coronel, seriam enterrados de maneira simples, com a presença de clérigos muçulmanos.
O corpo do ex-chefe militar do regime, Abu Bakr Yunis Jaber, morto no ataque, também foi enterrado com eles.
Três dirigentes religiosos partidários de Muamar Kadhafi oraram e organizaram uma cerimônia religiosa antes dos sepultamentos, segundo a fonte do Conselho Militar.
O pai e dois filhos do ex-ministro da Defesa estavam presentes, de acordo com o militar.
O CNT disse que não houve acordo para devolver o corpo para a tribo de Kadhafi na cidade de Sirte.
Os três corpos foram retirados da câmara frigorífica onde estavam expostos à visitação pública na cidade de Misrata na segunda, segundo uma equipe da TV Reuters.
Os cadáveres estavam jogados no chão na câmara, em um antigo mercado da cidade, deste o dia em que Kadhafi foi morto.
Líbios afirmavam que "queriam ter certeza" de que o ditador, no poder desde 1969, tinha morrido.
Os corpos já davam sinais de decomposição.
Kadhafi e seu filho foram capturados vivos, conforme mostram imagens amplamente divulgadas, mas morreram em seguida, em circunstâncias não esclarecidas, gerando suspeita de que foram executados.
Mas poucos líbios parecem preocupados em saber como eles foram mortos, ou por que passaram tanto tempo expostos, contrariando a tradição islâmica que prevê o sepultamento no prazo de um dia.
Alguns aliados estrangeiros do novo regime líbio manifestaram desconforto com a maneira como Kadhafi foi tratado após ser capturado e depois de morto, e temem que os novos líderes do país não estejam cumprindo sua promessa de respeitar os direitos humanos na transição do país para a democracia.
Os sepultamentos teriam sido retardados devido a divergências entre facções que compõem o CNT.
A cúpula do CNT decidiu que os corpos seriam enterrados num local secreto para que não se tornem local de peregrinação para partidários do extinto regime.
Moradores observam os corpos de Kadhafi, Muatassim e do chefe militar do antigo regime, nesta segunda-feira (24), em Misrata (Foto: AP)Moradores observam os corpos de Kadhafi, Muatassim e do chefe militar do antigo regime, nesta segunda-feira (24), em Misrata (Foto: Reuters)
tópicos:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Polícia diz ter localizado moto usada no assassinato de juíza no RJ

Veículo foi achado perto da casa de um dos policiais acusados do crime.
Na segunda, TJ decretou a prisão preventiva dos 11 PMs suspeitos.

Do Bom Dia Rio
A Polícia Civil diz ter localizado a moto usada na noite do assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto deste ano. A moto foi achada depois de uma denúncia anônima, perto da casa de um dos policiais acusados de envolvimento no crime, no Morro São José, no subúrbio do Rio.
A moto aparece nas imagens das câmeras de monitoramento seguindo o carro da juíza, do Fórum de São Gonçalo até a casa dela, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

TJ decreta prisão de 11 PMs
Na noite de segunda (11), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva dos 11 PMs suspeitos de envolvimento de Patrícia Acioli. A decisão é do juiz Peterson Barroso Simão, da 3ª Vara Criminal de Niterói, "a fim de garantir a ordem pública, a conveniência da instrução processual e assegurar a aplicação da lei penal". As informações são do site do TJ-RJ.
De acordo com o TJ-RJ, os 11 serão indiciados por homicídio triplamente qualificado, sendo que dez deles também responderão por formação de quadrilha armada.
Também nesta segunda, os 11 policiais foram denunciados pelo Ministério Público do Rio. Na denúncia, o Ministério Público pediu ainda que o tenente-coronel Claudio Luiz Silva de Oliveira, ex-comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar (São Gonçalo), apontado como mandante do crime, e o tenente Daniel Santos Benitez Lopez, acusado de executá-lo, sejam transferidos para um presídio federal, fora do Rio de Janeiro, em Regime Disciplinar Diferenciado, com restrição de comunicação e isolamento. O juiz, no entanto, decidiu mantê-los, provisoriamente, nos lugares onde estão até a manifestação dos advogados dos réus sobre o pedido do MP.
O tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira é ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) e do 22º BPM (Maré). Na  ocasião em que foi preso, ele afirmou ser inocente.
O juiz Peterson Barroso Simão negou ainda pedido da defesa do tenente-coronel para que ele fosse transferido para o Batalhão Especial Prisional.
“Fica prejudicado por ora, pois, a periculosidade é evidente, havendo vestígios de uma organização criminosa, bem estruturada, ramificada e articulada. A inconveniência da prisão no Batalhão Especial Prisional no caso concreto ficou demonstrada através de conversa telefônica de um dos acusados, ao mesmo tempo em que a imprensa noticiou recente fuga de terceiro”, destacou.
Denúncia do MP
Segundo a denúncia do MP, os 10 PMs do 7º BPM (São Gonçalo), liderados pelo tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, "associaram-se em quadrilha armada para o cometimento de vários e sucessivos delitos de ação penal pública, em especial, os crimes de concussão, extorsão, extorsão mediante sequestro, peculato, homicídios qualificados, auferindo em média a quantia semanal entre R$ 10 mil e R$ 12 mil, dividida entre os seus integrantes".
A denúncia afirma ainda que eles "se revezavam nas práticas ilícitas de receber dinheiro e outras vantagens espúrias dos traficantes para deixar de reprimir o comércio de drogas em determinadas 'bocas de fumo'; exigiam dinheiro, armas e outras vantagens ilícitas dos traficantes como forma de não prender em flagrantes agentes do tráfico e se apropriavam indevidamente de dinheiro, armas e munições apreendidas em incursões policiais de naturezas diversas, formando o que se convencionou chamar de 'espólio de guerra'".
Para o procurador-geral de Justiça do estado do Rio, Cláudio Lopes, isso mostra que os PMs presos são "verdadeiros bandidos travestidos de policiais, agentes credenciados pelo estado que se organizavam de forma terrível, criminosa, para praticar uma série de barbaridades" na região de São Gonçalo, culminando com o plano e execução da juíza.
Em 90 dias, 407 ligações entre comandante e tenente
O titular da 7ª Promotoria de Investigação Penal da 2ª Central de Inquéritos, promotor Rubem José Bastos Vianna, acrescentou ainda que as investigações mostraram que o ex-comandante e o tenente presos se comunicaram por telefone celular 407 vezes durante os 90 dias anteriores ao assassinato da juíza Patrícia Acioli.
Segundo Vianna, as investigações apontaram que, antes de cometerem o assassinato, os acusados já tinham tentado matar a juíza outras duas vezes.
Decretada prisão preventiva de 7 PMs
Na sexta-feira (7), o juiz Fábio Uchôa, em exercício na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou a prisão preventiva de sete policiais militares. Todos respondem a processos de homicídio em autos de resistência (mortes de suspeitos em confronto com a polícia) na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde era titular a juíza Patrícia Acioli. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O magistrado também determinou a suspensão do exercício da função pública e determinou a entrega das armas de outros 10 PMs. A decisão será encaminhada ao comandante-geral da PM do RJ, a fim de que adote todas as medidas que se fizerem necessárias.
Segundo o TJ, no dia 8 de setembro, o Ministério Público estadual requereu medida cautelar de suspensão de exercício de função de 34 PMs e reiterou o pedido de prisão de 28 deles. Na ocasião, o juiz Fábio Uchôa determinou que os advogados e defensores públicos dos acusados se manifestassem, primeiramente, sobre o pedido do MP.
PF encontra arma que pode ter sido usada em crimeTambém na sexta (7), a Polícia Federal localizou uma arma numa favela em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, que pode ser uma das usadas no assassinato da juíza Patricia Aciolli. A pistola calibre 45 ainda vai passar por perícia para confirmar a informação. A conclusão da investigação da Polícia Civil sobre o crime tem 30 páginas e é assinado pelo comissário que comandou as investigações.
PMs foram ao condomínio de Patrícia no dia do crimeImagens exclusivas obtidas pelo Fantástico mostram que policiais suspeitos de participar do assassinato da juíza Patrícia Acioli passaram pelo condomínio onde ela morava e estudaram as rotas de entrada e saída que usariam poucas horas depois.
O coronel Mário Sergio Duarte pediu exoneração depois que o coronel Cláudio foi preso.

Energia solar: alerta é para que o RN não perca competitividade por falta de financiamento


O mercado está otimista e ao lado da Bahia, o Rio Grande do Norte desponta no País como um dos campos mais promissores para a produção de energia solar. Esta foi a opinião unânime de todos os debatedores presentes à Audiência Pública convocada pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB). Pedro Cavalcanti, da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) disse que o RN continua sendo um dos melhores Estados brasileiros para se implantar esse tipo de energia renovável, mas fez um alerta para que não deixem o Estado perder competitividade para o Rio Grande do Sul por falta de financiamento, problema que atinge investidores.
“Além das condições climáticas, existe um espaço para o investidor. Temos aqui o apoio da federação das indústrias (Fiern), do Governo e essa Casa tem uma atuação constante dando o apoio legislativo”, disse Pedro Cavalcanti.
Um dos representantes da iniciativa privada e diretor da Centrotherm Photovoltaics, Sérgio Palhares, disse que o Brasil já perdeu grandes oportunidades, mas ainda tem chances de entrar nesse mercado da energia solar, que na sua avaliação, se sobressairá sobre as outras formas geradoras de energia renovável. A Centrotherm Photovoltaics é a segunda maior produtora de equipamentos para usinas termo solares do mundo, com mais de 30 anos de experiência. Localizada no sul da Alemanha, é uma empresa familiar que produz hoje, só para ficar num exemplo, 72% do que o mercado chinês utiliza.
Representando o governo, o coordenador de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Mário Gurgel, disse que o trabalho que vem sendo realizado é para dar celeridade às licenças ambientais e o Idema, por sua vez, está se capacitando para atender num mínimo prazo possível todas as demandas que estão por vir por parte do setor de geração de energia solar no RN. A informação foi do coordenador de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, José Mário Gurgel, na Audiência Pública realizada nesta tarde (10) na Assembleia Legislativa.
“Há uns quinze anos a gente ouvia falar de energia eólica como algo muito distante, que se concretizou. Temos que agir para que o RN saia na frente de alguns estados do Nordeste”, disse o deputado.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da ALRN
Telefone: 3232 - 5768

Sobrado em construção desaba, atinge casa e deixa feridos no Rio

Segundo bombeiros de Realengo, 6 crianças e 2 adultos ficaram feridos.
Com ferimentos leves, vítimas foram levadas para hospital da região.

Do G1 RJ
Oito pessoas ficaram levemente feridas, na manhã desta terça-feira (11), depois que um sobrado em construção desabou e atingiu uma casa na comunidade Vila da Paz, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As informações são dos bombeiros de Realengo, que prestaram socorro às vítimas.

Segundo bombeiros, todos os feridos, entre eles seis crianças, estavam na casa atingida e foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo.
Ainda segundo os bombeiros, a Defesa Civil foi acionada.
 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vídeo mostra desmoronamento de parte de penhasco no Reino Unido

Moradores de Cornwall gravaram vídeo com deslizamento de terra.
Especialistas afirmam que fenômeno natural ocorre a cada cinco anos.

Do Globo Natureza, em São Paulo
Um deslizamento de terra impressionante foi presenciado por moradores da região de Cornwall, na Inglaterra. Em 23 de setembro, parte de um penhasco na costa da região, localizado em uma área de preservação denominada "Boca do Inferno" desmoronou e uma avalanche de terra e rochas invadiu o oceano.
Segundo o site de notícias britânico "Newslite", o morro tinha aproximadamente 100 metros de altura e a queda surpreendeu os presentes.
Especialistas ouvidos pelo site afirmaram que eventos desta magnitude acontecem a cada cinco anos, citando que o condado inglês ficou "menor" devido ao fenômeno natural.
Veja o vídeo que mostra o deslizamento clicando aqui.
Imagem mostra deslizamento de terra de penhasco com mais de 100 metros de altura em um condado da Inglaterra. Especialistas afirmam que fenômeno como esse acontece a cada cinco anos (Foto: Reprodução) 
Imagem mostra deslizamento de terra em penhasco com 100 metros de altura na Inglaterra. Especialistas afirmam que fenômenos como esse acontecem a cada cinco anos (Foto: Reprodução)
tópicos:

Ao homenagear o SUVAG, deputada Márcia pede mais apoio para instituição


Ao homenagear esta manhã o Centro Suvag – Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina, pela passagem dos 30 anos de existência no Rio Grande do Norte, a deputada Márcia Maia-PSB chamou a atenção do poder público, nos três níveis – federal, estadual e municipal – para que seja dado mais apoio financeiro à instituição.
“O SUVAG do Rio Grande do Norte tem estrutura para ampliar o seu trabalho, mas faltam condições financeiras. A instituição desenvolve ações muito importantes na área da saúde auditiva, com diagnóstico, prevenção, reabilitação e acompanhamento dos adolescentes portadores de surdez”. Acompanho o trabalho há muito tempo. É uma honra homenagear essa entidade, que completa 30 anos de trabalho voltado para a promoção da igualdade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, disse a deputada durante a sessão solene, uma propositura do seu mandato.
Ela disse que a metodologia verbotonal foi concebida pelo lingüista Peter Guberina, a partir de várias pesquisas científicas relacionadas à comunicação oral e ao ensino de línguas estrangeiras e, posteriormente, ampliando sua aplicação ao trabalho com pessoas surdas.
Márcia Maia lembrou que o SUVAG do Rio Grande do Norte é um dos 12 existentes no País e destacou que no Estado faz o “teste da orelhinha”  em recém nascidos, bem como o acompanhamento, atendendo pessoas de todas as idades, portadoras  de múltiplas deficiências.   
Em nome da instituição agradeceu a homenagem o diretor presidente do SUVAG no Estado, Francisco das Chagas Pinheiro, que recebeu da Assembleia Legislativa uma placa alusiva à data.
“São 30 anos de luta incansável, com tristezas e alegrias. Não existia no Rio Grande do Norte nenhum tipo de reabilitação para os surdos, até que surgiu o SUVAG. Nesses 30 anos o Sistema Verbotonal de Audição Guberina vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas”, disse.  

Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN
3232.5768

Prazo de inscrição para novo Exame da OAB termina nesta segunda-feira

Taxa de inscrição custa R$ 200.
No último exame, apenas 15% dos candidatos foram aprovados.

Do G1, em São Paulo
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encerra nesta segunda-feira (10), as 23h59, prazo de inscrições para mais um Exame de Ordem. As taxa de inscrição custa R$ 200. O V Exame de Ordem Unificado, como é chamado, terá a primeira fase (prova objetiva) no dia 30 de outubro e a segunda fase (prova prático-profissional) em 4 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas no site da OAB ou no site da FGV Projetos, responsável pela prova. A inscrição pode ser paga no banco até o dia 11 de outubro de 2011, considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame
No momento da inscrição, o candidato precisa optar pela cidade onde fará o exame e pela área jurídica da prova prático-profissional. São elas: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.
Estará isento da taxa de inscrição, o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou for de família de baixa renda.
Nestes casos, o interessado deve preencher um requerimento disponível no site da OAB até as 23h59 do dia 1º de outubro. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 4 de outubro, também pelo site.
A prova objetiva terá a duração de cinco horas e será aplicada dia 30 de outubro, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase, dia 4 de dezembro, o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a cinco questões, sob a forma de situações-problema. O resultado preliminar final será divulgado em 26 de dezembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.
Último exame teve 14,83% de aprovação
A OAB realiza três exames de ordem por ano. A aprovação é fundamental para os bacharéis em direito poderem exercer a advocacia. O último exame apresentou um aumento no número de aprovados na prova aplicada entre julho e agosto, depois de registrar o pior índice de aprovação da história (9,74%) no teste realizado em dezembro. De acordo com o resultado preliminar divulgado na sexta-feira (23), um total de 18.223 (15,02%) dos 121.309 candidatos passaram no último exame.
Na primeira fase, três questões foram anuladas e todos os candidatos receberam os pontos referentes a elas. Já o resultado divulgado na semana passada é preliminar e ainda pode ser modificado.
Segundo o secretário-geral da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho, cerca de 2 mil bacharéis entraram com recurso pedindo revisão. O número final será divulgado em 4 de outubro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Universitária baleada no rosto em SP corre risco de ficar cega, diz tio

Aluna de Ciências Biológicas teria reagido a tentativa de assalto.
Ela está internada no HC; Polícia Civil procura suspeito do crime.

Kleber Tomaz e Bruno Azevedo Do G1 SP
A universitária baleada no rosto na noite de quinta-feira (6), minutos depois de deixar de carro o campus da Universidade de São Paulo (USP), na região do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, corre o risco de perder a visão do olho direito, segundo informou um parente da vítima ao G1 nesta sexta (7).

Camila Fernandes da Silva, de 22 anos, que cursa o terceiro ano de ciências biológicas da USP, está internada no Hospital das Clínicas, na capital paulista. Segundo o tio da estudante, o consultor de atendimento Mário Bassi, os médicos ainda irão avaliar se ela será submetida a uma cirurgia para a retirada da bala que ficou alojada entre os olhos.
“Ela não corre risco de morrer, está internada, consciente e falando, mas pode perder uma das visões, segundo os médicos informaram à família. Ainda não sabemos ao certo, mas parece que a bala atingiu o olho direito dela ou entrou no rosto perto do olho direito, não sei. Só sabemos que ela corre o risco de ficar cega desse olho. Graças a Deus ela não morreu, mas é lamentável o que ocorreu. Uma falta de segurança absurda naquela região”, disse Bassi.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do HC informou apenas que o quadro de saúde da universitária baleada era estável nesta manhã.
A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado inicialmente no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, mas deverá ser apurado pelo 93º DP, no Jaguaré. Policiais querem saber se existem câmeras de monitoramento de segurança na região onde ocorreu o crime para tentar identificar o suspeito de ter atirado em Camila. O agressor fugiu e ainda não foi identificado ou localizado.
A polícia também apura se a jovem reagiu à tentativa de assalto, quando parou seu Meriva prata no sinal vermelho da Avenida Escola Politécnica em frente à entrada do Parque dos Príncipes, próximo à Rodovia Raposo Tavares, no Rio Pequeno.
Quando foi abordada na avenida, ela já havia deixado o campus da USP, pelo portão 3, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Segundo a polícia, um homem se aproximou e bateu no vidro do veículo da jovem para anunciar o assalto. Ela teria se assustado e o criminoso atirou três vezes.

“Não sabemos se ela reagiu ou não. Ela é calma. Talvez ela tenha se assustado com o bandido, deixou o carro ‘morrer’, não sei”, comentou o tio de Camila.

Um dos disparos atingiu o rosto da universitária, segundo um estudante que passava de carro pelo local e socorreu Camila. “Ela só falou que foi tentativa de assalto. Acho que ela tentou fugir”, disse o rapaz, que não quis se identificar.

Ele levou a jovem para o Hospital Sara Kubitschek, na região do Rio Pequeno. Posteriormente, Camila foi transferida para o HC. O tio da estudante reclamou da demora no atendimento. “A ambulância que ia levá-la para o HC deveria demorar 40 minutos, mas levou quase duas horas para chegar. Lamentável”, disse Bassi.

No caminho, a estudante avisou os pais sobre o crime. O pai da menina, que também não quis ser identificado, contou que a filha só ia para a faculdade de carro uma vez por semana, e reclamou da falta de segurança. “Um caminhoneiro que ajudou a socorrer a minha filha falou que teve dois assaltos só semana passada”, afirmou.

Audiência pública se transforma em encontro de gerações de músicos

O lançamento do Projeto de Lei de autoria do deputado Fernando Mineiro-PT, propondo a criação do Sistema Estadual de Bandas de Música – SEBAM transformou-se num encontro de gerações de músicos do Rio Grande do Norte, simbolizado pelo mais idoso, o maestro Tonheca Dantas Filho, de 95 anos e pela clarinetista, da Filarmônica de Cruzeta, Karolyne Kely Trajano de apenas sete anos de idade.  ]
Maestros e músicos de vários municípios do Estado prestigiaram a audiência pública que discutiu os objetivos do Projeto, que será apresentado no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça feira.
“Nosso objetivo com esse Projeto de Lei é promover a articulação e a troca de experiência entre as bandas de música do Estado, divulgar a produção cultural e debater o papel e função dessas bandas junto às comunidades. Ao todo, o projeto, que vamos apresentar oficialmente na próxima terça feira, tem treze objetivos”, disse o deputado Fernando Mineiro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, que participou da abertura dos trabalhos, externou o seu sentimento de apoio e solidariedade ao movimento. “A Assembleia por meio de suas ações na área cultural vem dando incentivo aos artistas da terra. A criação do Sistema Estadual de Bandas de Música vai contar com apoio irrestrito dos 24 deputados”, afirmou.
Durante a audiência foram homenageados os maestros Tonheca Dantas e Felinto Lúcio, in memoriam, e o maestro Tonheca Dantas Filho. A mesa dos trabalhos foi composta pelos deputados Fernando Mineiro, Ricardo Motta e Márcia Maia; secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado; coordenadora do Programa Nacional de Bandas da Funarte, Rosana Lemos; professor da Escola da Música da UFRN Ronaldo Ferreira; coordenador do Projeto Bandas Filarmônica da Juventude Solidária, maestro Humberto Carlos Dantas, o “Bembem” e o chefe da representação Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Henrique de Almeida.
Antes do início dos debates houve apresentação da Filarmônica de Cruzeta e da banda Euterpe Jardinense, de Jardim do Seridó, que tem 152 anos de existência, na praça em frente à Assembleia Legislativa.

Outras Informações:
             Assessoria de Comunicação
              3232.5768