Em reunião no 3º BPM, representantes da PM, das escolas municipais e das escolas estaduais definem medidas para garantir segurança no evento.
Vídeos
A secretária municipal de Educação, Vandilma Oliveira, deixou a reunião se dizendo “satisfeita” com o resultado. “O Coronel Jair Júnior garantiu um reforço do efetivo para o dia do desfile, com mais 300 homens, além da segurança particular que nós contratamos. Teremos 500 pessoas trabalhando na segurança do evento, desde a concentração até o percurso e a dispersão”, comentou.
Vandilma ressaltou que, com as novas medidas, a segurança dos pais, alunos e cidadãos que vão assistir ao desfile está “assegurada”. “Podemos garantir que o desfile vai transcorrer com segurança e em paz. Esse é um momento de construir a cidadania. Embora constitucionalmente a segurança não seja uma atribuição municipal, estamos fazendo nossa parte para combater o problema da violência, inclusive nas escolas”, completou.
De acordo com a secretária, 24 escolas municipais e particulares devem participar do desfile, marcado para começar às 15h, no largo da Cohabinal. Forças Armadas, Barreira do Inferno, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia de Trânsito e Desbravadores também vão participar da festa cívica.
O Cel. Jair Júnior anunciou, ainda, outras medidas que serão adotadas para garantir a segurança nas escolas de Parnamirim. Entre elas, reforço na Ronda Escolar, que desde sua implantação provocou a queda de 90% no número de ocorrências nas instituições de ensino da cidade (tanto municipais como estaduais).
Além disso, as escolas vão adotar algumas medidas administrativas para prevenir a ocorrência de problemas entre alunos. Pais e alunos serão identificados, os portões serão fechados após o toque do sinal e o acesso às quadras de esporte será controlado. O cel. Informou, ainda, que o 3º BPM vai otimizar o tempo de resposta para possíveis ocorrências. Pelo telefone, qualquer pessoa poderá denunciar, anonimamente, os nomes de eventuais responsáveis pelos tumultos. Os números para denúncia são 190 e 8137-2269 (número do oficial de plantão).
As ações visam prevenir e combater possíveis ocorrências envolvendo estudantes e grupos rivais, como os episódios que aconteceram nesta semana. O cel. Jair Júnior anunciou também que todas as escolas públicas e particulares serão patrulhadas, em dias e horários rotativos, para garantir que os alunos possam entrar e sair em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário